Varizes On line - www.varizesonline.com.br
 

...........................................................................................................................................................
Orientações Para Pós Operatório
Varizes On line
....................................................

# Repouso #

Após a cirurgia será colocada a meia antes da alta hospitalar.

Dependendo do caso será indicado um repouso de 24 horas (no leito) após a cirurgia. Em outros poderá retornar às suas atividades de trabalho 48 horas após a cirurgia ou até após 7 dias (quando submetida à retirada da veia safena). A seguir descrevo um detalhamento que ocorre na maioria dos casos:

1º e 2º dia em casa: deitado, com meia elástica, com travesseiro baixo, levantar de 2/2 h para necessidades e para refeições, retirar a meia à noite para o banho e dormir com meia. Manter-se com ampla liberdade de movimentos no leito, fazendo exercícios (flexão e extensão dos tornozelos e joelhos).

3º dia: fora da cama, com meia elástica, de 2/2 h deitar por 20 minutos com os pés elevados +/- 15 cm em relação a cabeça.

Após o 4º dia: manter o uso da
meia elástica (inclusive para dormir) até o 7º dia e após usá-la pelo período de 1-3 meses ou conforme recomendado, se tiver dor ou desconforto, repousar no leito por 20 minutos de 2/2 h.

Os cuidados pós-operatórios são semelhantes de uma pós-gestante (não é uma pessoa doente, apenas deverá tomar certos cuidados).

Importante é o paciente estar se sentindo confortável.

# Dor #

É natural um pouco de dor nos primeiros dias. Caso persista, deite, retire a meia e repouse por 30 minutos até 1 hora que deverá haver melhora. Caso a dor persista, contate o médico.

# Meia #

Para colocar a meia deverá OBRIGATORIAMENTE fazer um repouso deitado de 10 minutos na cama com as pernas elevadas encostando as nádegas próximas à parede e elevando totalmente as pernas num ângulo de 90°. Movimentar os pés num vai e vem (extensão e flexão) durante o repouso. Colocar a meia sem sair da cama. Este procedimento é MUITO importante para o pós-operatório

Deverá usar a meia continuamente (inclusive para dormir) nos primeiros 7 dias, retirando apenas na hora do banho. Após usará somente durante o dia.

Havendo inchaço dos dedos dos pés significa que não foi feito o repouso adequado. Deverá retirar a meia IMEDIATAMENTE e repetir os procedimentos de colocação.

Persistindo o problema contate o médico.

# Banho #

A paciente poderá tomar banho 24 horas após a cirurgia, tomando apenas cuidado de não esfregar no local operado.

Deverá secar-se com cuidado sem esfregar e NÃO mexer nos curativos de micropore que estão grudados junto à pele; trocará diariamente SOMENTE os curativos que estiverem com gaze, usando apenas gaze e micropore.

# Curativos (micropores) #

São como "pontos" estéticos. Se cair algum substituir por outro. Permitem ao corte "respirar" e isolam-no do meio ambiente para uma cicatrização melhor.

Serão retirados no consultório, no dia da 1ª revisão que devera agendar para 1 semana após a cirurgia (ligar para confirmar se já esta agendado). Na maioria dos casos, após 7 dias haverá retirada dos pontos e curativos.

# Medicamentos #

Tomará medicamentos através de receita fornecida na alta hospitalar. A cirurgia de varizes dispensa normalmente o uso de antibióticos.

# Hematomas #

Aumentam ate o 3º/4º dia da cirurgia e reduzem de 3-8 semanas. Após o retorno quando retiramos os micropores poderá fazer compressas com água morna e aplicar medicamentos que serão prescritos.

# Alimentação #

Alimantação habitual devendo dar preferência aos líquidos, frutas e verduras (fibras).

# Exercícios #

Se possível usando a meia elástica. Evitar longos períodos em pé ou sentado.

Após 7 dias da cirurgia poderá fazer exercícios leves (caminhadas leves, bicicleta ergométrica sem peso e pedalando vagarosamente, ginástica para alongamento).

Exercícios moderados são liberados após 30 dias (natação não competitiva, ginástica de solo).

Exercícios pesados, mais intensos ou competitivas, somente após 60 dias.

# Retornos para Revisões #

As datas de retorno pós-operatório serão fornecidas na alta hospitalar. Normalmente o pós operatório imediato se dá 24 à 48 horas após a cirurgia. As demais serão em 7 dias, 1-2-3-6-12 meses. Deverá agendar com antecedência e cumprir rigorosamente, pois algumas orientações complementares poderão ser necessárias.

# Cicatrizes #

A cicatrização estará na dependência das características próprias e às vezes imprevisíveis da pele (predisposições individuais a manchas, cicatrizes hipertróficas, etc.). O paciente deverá seguir todos os cuidados pós-operatórios prescritos e possui grande responsabilidade para que se alcance o melhor sucesso da cirurgia.

O
processo de cicatrização pode durar de 15 dias à 1 ano. Portanto, se algo estiver insatisfatório, juntos observaremos a própria natureza e trataremos o que precisar.

# Sol #

Proibido expor-se ao sol antes de 30 dias e somente será liberado após este período, após avaliação na revisão de 30 dias.

Após este período poderá expor-se antes das 10:00h e após as 16:00 h, usando filtro solar com FPS maior que 20. Enquanto houver alguma área com excesso de pigmentação ou avermelhada, não poderá bronzear-se.

# Varicoses pós-operatórias #

Apesar da cirurgia reduzir as varicoses alimentadas pelas veias nutridoras que são retiradas, poderá ocorrer a formação de varicoses nas áreas do trauma cirúrgico normal. Deverão ser esclerosadas nas revisões pós-operatórias.

# Varizes Residuais #

Quando feita minicirurgia, poderão alguns ramos mais difíceis, não serem removidos completamente. Nas revisões pós-operatórias serão retocados com minicirurgias com anestesia local. O procedimento é fácil e dispensa o repouso. O uso da meia é muito importante pois reduz as varizes residuais., uma vez que alguns ramos traumatizados com a cirurgia poderão sofrer processo de esclerosamento traumático se comprimidos adequadamente com a meia elástica. Serão verificadas nos retornos pós-operatórios. Importante: é preferível ao cirurgião e ao paciente deixar algum ramo secundário na pele do que traumatizar demais a pele para retirar o vaso o que freqüentemente origina manchas no local que podem ser definitivas.

# Nódulos sob a Pele #

Podem surgir pequenos nódulos endurecidos e pouco dolorosos sob a pele, os quais regridem espontaneamente ate 3/4 meses de cirurgia. São fibroses que se formam abaixo da pele, devido ao processo de cicatrização interno que está ocorrendo. Se necessário, fazer compressas com água morna.

# Atestado / Período de Afastamento do Trabalho #

Será fornecido no consultório quando no retorno de 1 semana devendo ser verificado o tempo necessário caso a caso. Se necessitar do atestado antes favor pedir que será colocado a disposição no consultório.
O período de afastamento do trabalho varia de 1 à 15 dias conforme a cirurgia.

# Edema (Inchaço) #

Edema leve até o 3º mês de cirurgia especialmente nos casos onde foi feita safenectomia (retirada da veia safena) é normal. É controlado somente pelo uso da meia elástica.

# Dor no local da Peridural #

É normal sentir discreta dor ou ardência no local da peridural, que pode perdurar por algum tempo, devido a cicatrização do ligamento que é transposto pela agulha. Não deixa nenhuma seqüela. Dúvidas poderão ser sanadas com o anestesista antes da cirurgia.

# Depilação #

Com cera fria, temperatura da pele ou lâmina poderão ser realizadas após 30 dias. Normalmente é contra indicada quando existem lesões na pele.

# Aplicações para Varicoses #

Geralmente iniciamos 2 semanas após a cirurgia, será relatado na 1ª revisão.

..........................................................................................................................................................